quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Como escovar os dentes de uma pessoa acamada


Escovar os dentes de uma pessoa acamada e saber a técnica correta para o fazer, além de facilitar o trabalho do cuidador, também é muito importante para evitar o desenvolvimento de cáries e outros problemas da boca que podem causar sangramento das gengivas e piorar o estado geral do paciente.
É aconselhado escovar os dentes depois de cada refeição e após utilizar remédios orais, como comprimidos ou xaropes, por exemplo, pois a comida e alguns medicamentos facilitam o desenvolvimento de bactérias na boca. No entanto, o mínimo recomendado consiste em escovar os dentes de manhã e à noite. Além disso, deve-se utilizar uma escova de cerdas macias para não causar feridas na gengiva da pessoa acamada.
É necessário apenas uma pessoa para escovar os dentes da pessoa acamada, porém, caso o paciente seja capaz de escovar os dentes deve-se deixá-lo fazer o máximo possível dando apenas o apoio necessário para que se sinta confortável.

Material necessário para escovar os dentes

O material necessário para escovar os dentes de uma pessoa acamada inclui:
  • 1 escova de cerdas macias;
  • 1 pasta de dentes adequada ao paciente;
  • 1 bacia vazia;
  • 1 toalha pequena.
Caso o paciente não apresente todos os dentes ou tenha uma prótese que não é fixa, também pode ser necessário utilizar uma espátula com uma esponja na ponta, ou compressas, para substituir a escova na limpeza das gengivas e das bochechas, sem magoar.
Além disso, também pode ser utilizado fio dental para retirar os resíduos maiores antes de escovar os dentes, permitindo uma higiene bucal mais completa.

4 passos para escovar os dentes de uma pessoa acamada

Antes de começar a técnica para escovar os dentes da pessoa acamada deve-se sentar o paciente na cama ou levantar as costas com uma almofada para evitar o risco de engasgamento com a pasta de dentes ou saliva.

1. Coloque a toalha sobre o peito do paciente e a bacia vazia no colo, para que a pessoa possa jogar fora a pasta se necessário.




2. Passe cerca de 1 cm de pasta de dentes na escova, o que corresponde ao tamanho da unha do dedo mindinho.



3. Lave os dentes do paciente por fora, por dentro e por cima, não esquecendo também de limpar as bochechas e a língua.


4. Peça ao paciente para cuspir o excesso de pasta de dentes para a bacia. Porém, mesmo que a pessoa engula o excesso de pasta, não há qualquer tipo de problema.
Nos casos em que o paciente não tem capacidade para cuspir ou não tem dentes, a técnica de escovagem deve ser feita substituindo-se a escova por uma espátula com uma esponja na ponta e a pasta de dentes por um pouco de antisséptico bucal, como Sepacol ou Listerine, misturado em 1 copo de água.

Como limpar a dentadura de uma pessoa acamada

Para escovar os dentes de uma pessoa acamada com dentadura deve-se retirar a dentadura da boca do paciente e lavá-la com uma escova de cerdas mais duras e pasta de dentes para retirar toda a sujeira. Depois deve-se passar a dentadura por água limpa e voltar a colocar na boca do paciente.
No entanto, nunca se deve esquecer de limpar as gengivas e bochechas do paciente com uma espátula, com uma esponja macia na ponta, e um pouco de antisséptico bucal diluído em 1 copo de água, antes de voltar a colocar a prótese na boca do paciente.
Durante a noite, caso seja necessário remover a dentadura, deve-se colocá-la dentro de um copo com água limpa sem acrescentar qualquer tipo de produto de limpeza ou álcool. A água deve ser trocada todos os dias para evitar o acúmulo de micro-organismos que podem infetar a dentadura e provocar problemas na boca.

Fonte: Tua Saúde, Manuel Reis