quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dores na coluna podem se originar na boca?





A coluna vertebral envolve uma série de nervos, tendões, músculos e ligamentos que doem quando há algo errado. Entretanto, as pessoas dificilmente relacionam essas dores à problemas bucais. 
A região da nuca (coluna cervical) é submetida à pressão durante todo o tempo, em todas as direções, com o peso da cabeça, posturas de trabalho e atividades de vida diária. A  ATM (articulação próxima ao ouvido que faz os movimentos da boca) e os ossos do crânio também podem excercer pressão sobre a coluna cervical.




Estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos mostram a forte relação entre a postura corporal com atividades vitais como respiração e, principalmente, tipo de alimentação. 


Mastigar bem os alimentos produz um relaxamento da musculatura. Uma dieta equilibrada, que contenha também alimentos mais duros, grãos e fibras, ajuda a reforçar a tonicidade de todos os músculos da mastigação. Isto acaba prevenindo os problemas relacionados à ATM (articulação temporomandibular). A falta de mastigar alimentos mais duros, aliada a problemas no encaixe dos dentes, resultam em problemas de mordida que quase sempre geram uma disfunção na ATM. 


Pacientes que apresentam uma alteração na ATM geralmente relatam a presença de ruídos articulares, dor nos músculos que envolvem a cabeça ou nas articulações, desvios na mordida e/ou limitação na abertura da boca. A sucessão de mordidas erradas, desgastes e compensações, durante toda a vida, faz com que o corpo tente se adequar, nesse caso negativamente. Articulações, músculos e ossos sofrem um tipo de compensação ao longo dos anos, o que pode resultar em dores na coluna cervical




O que a ATM tem a ver com as dores na coluna? 


Disfunções na ATM podem provocar problemas na coluna cervical e vice-versa. Quando a oclusão (mordida) não é correta, a mandíbula se desvia lateralmente para fazer o ajuste e compensar o desequilíbrio. Como resultado, temos uma mordida desalinhada e a mandíbula sobrecarregada de um só lado. Dessa forma, os músculos do pescoço, e a seguir da coluna cervical, acompanham esse novo posicionamento na tentativa de compensar o desvio causado na boca.



Uma das razões desta ligação tão íntima entre a coluna e a ATM são as fáscias - fina camada fibrosa que cobre grupos de músculos. Essas fibras acabam ligando superficialmente partes distantes do corpo, que aparentemente não têm relação nenhuma.


A fáscia superficial cervical, por exemplo, liga a mandíbula até a pelve, e a nuca (coluna cervical) até o quadril. (SOUCHARD, OLIVER, 2001). Assim, as tensões são transmitidas passando de uma estrutura próxima para a mais distante ao longo de uma cadeia dessas fibras que cobrem os grupos de músculos.



Funcionalmente, a coluna cervical, a ATM e a oclusão dos dentes (mordida) estão intimamente relacionadas. O mau funcionamento ou posição de uma delas pode afetar a função ou posição das outras. Por exemplo, a alteração na posição da cabeça, modifica a posição mandibular, acometendo assim a oclusão (mordida). A desordem tanto nos músculos da mastigação quanto nos músculos cervicais pode facilmente alterar este equilíbrio.


Quando a mandíbula se encontra fora da posição correta, pode ocorrer alteração na posição do crânio e sua relação com a coluna cervical. Com isso o paciente pode ter dores na face, dores de cabeça e dores irradiadas na coluna, principalmente na região cervical (BRICOT, 2004; STEENKS; WIJER, 1996). 


Como tratar
Terapia Oclusal 
Realizada por dentistas com formação específica nesta área , preferencialmente especialistas em ATM, reabilitação oral e ortodontistas. O tratamento mais utilizado é o uso de placas miorrelaxantes em acrílico, com o objetivo de desprogramar a musculatura mastigatória tensa. 
Este tipo de tratamento normaliza a atividade muscular permitindo que a própria musculatura leve a mandíbula a uma posição adequada, reduz ou elimina sinais e sintomas das desordens de ATM. As placas são também utilizadas para proteger os dentes nos casos de apertamento dos dentes por tensão e bruxismo (ranger os dentes).





Tratamento psicológico e/ou psiquiátrico
A ansiedade, a tensão e o estresse podem produzir alguns hábitos prejudiciais que algumas vezes a própria pessoa nem percebe. Ranger os dentes (bruxismo), apertar ou travar a mordida e roer unha são exemplos desses hábitos parafuncionais. 
Contrair excessivamente os músculos, consciente ou inconscientemente, causa danos criando um ciclo vicioso de dor/estresse/dor. Essa dor constante produz mudanças de comportamento do paciente que passa a estar irritado por qualquer estímulo, observando neles mudanças no comportamento, sentimentos e pensamentos e por tanto em cada aspecto de suas vidas. Geralmente estes pacientes são depressivos e têm transtorno de humor com freqüência (OKESSON,J.P. 1998).





Tratamento fonoaudiológico
O objetivo é adequar a tonicidade e mobilidade muscular adaptando as funções estomagnáticas - sucção, mastigação, deglutição, fala e fonação - para que não haja a dor muscular tanto em repouso como no movimento e para que este ocorra de forma coordenada e precisa, sem desvios da linha média no fechamento e/ou abertura da boca.


Tratamento fisioterapêutico
A fisioterapia tornou-se parte importante na abordagem interdisciplinar advogada no tratamento da dor e da disfunção associadas com a alteração de ATM. A fisioterapia tem como objetivo reposicionar a mandíbula para melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar a postura, reduzir a inflamação, reduzir a carga na ATM e fortalecer os músculos da região cervical e da ATM.
A primeira medida fisioterapêutica consiste na educação do paciente a respeito da natureza do seu problema e da maneira para reduzir os sintomas, diminuindo a intensidade da atividade dos seus músculos mastigatórios. São ensinados ao paciente os exercícios para o relaxamento que deverão ser supervisionados pelo fisioterapeuta e realizados periodicamente pelo paciente.




Uma vida mais tranquila
Com certeza uma vida mais calma, boas noites de sono, boas relações afetivas, um trabalho que lhe dê prazer e realização pessoal contribuem muito para a diminuição do estresse. Problemas e dificuldades sempre existirão, o que pode mudar é como você lida com elas. Não deixe suas preocupações prejudicarem sua saúde. Tire férias, durma bem, passeie, curta a família, faça seu trabalho com capricho, goste do que você faz, ou então faça algo que goste. Os benefícios podem ser maiores e melhores do que você imagina.